149,03 km² e 79.500 habitantes e não há condições em Vila do Conde.
Do flagelo Rioavista ao flagelo municipal, em Vila do Conde as condições para a prática de desporto (TODOS OS DESPORTOS INCLUÍDOS) são pouco melhores que medíocres.
Com um território tombado para a "capital" do município o afastamento de alguns habitantes a Vila do Conde é natural e fomentado. Este tombar é ainda reforçado pela densidade populacional existente na freguesia de Vila do Conde e arredores bem superior as estes locais mais afastados.
O município foi (é?) "pai" de muitas instituições nas últimas décadas, mas a obra erguida em honra ao desporto não é lá grande coisa. Resta-nos algum património humano de bons atletas. Assim sendo ou o apoio não é grande chegue ou os bolsos são muito fundos! Na verdade não estou na posse da informação necessária para fazer este juízo.
Mas quem segue o desporto da "terra" vê as parcas condições de espaços e serviços que estes têm à disposição. Inúmeras equipas de todo o conselho jogam em pavilhões com desníveis, humidade e já ouvi falar em balneário com água fria. Lamentável! Sabemos que há treinos feitos à pressa e realizados em metade do espaço necessário porque não há lugar para todos.
O Rio Ave, a maior entidade desportiva da cidade também não é exemplo para ninguém.
Quantos treinos do Rio Ave são feitos fora de Vila do Conde? Temos um acordo com uma equipa de Viseu para a formação mas não temos uma ou duas escolinhas a funcionar perto das outras 4 fronteiras da cidade, St.º Tirso, Trofa, Maia e Matosinhos - Algum destes conselhos tem uma formação melhor que a nossa?
Temos uma equipa de futsal a jogar na 1ª divisão que treina à pressa e uma equipa de sub-23 sem abrigo.
Acredito que para não danificar o relvado (numa primeira fase) e para estar em condições (numa segunda fase) a nossa recepção ao Sporting foi adiada para segunda feira às 16H00. Vamos então ter um jogo com metade, um terço, ou um quarto dos adeptos. A receita da bilheteira também vai cair.
NÃO HÁ OUTRO CAMPO EM 149,03 km² ?
Há que aproveitar enquanto o "ferro está quente" por isso fica outra:
Em 11,5 km de costa não há uma equipa de Futebol de Praia? O Rio Ave já fez algumas experiências (com Monte a fazer parte desses tempos se não estou em erro), mas não vingou. É hora de pegar nesse projecto a sério tal como no de futsal e por isso mais cedo ou mais tarde vou voltar a este tema. Há muita coisa errada no nosso Rio Ave Futebol Clube (Clube e não SDUQ)

Sem comentários:
Enviar um comentário