Publicação em destaque

SE É RIOAVISTA OU VILACONDENSE.. PREENCHA ESTE QUESTIONÁRIO

Link do inquérito: https://forms.gle/fDcKA4DHSAqZSLkk8   Faz parte de um Plano de Markting para o Rio Ave FC que está a ser realizado por ...

10 dezembro 2014

A Taça da Liga - menos mal

  Na Taça da Liga, sem retorno financeiro, vamos jogar com Académica, Braga, Porto e União da Madeira. O calendário ainda a confirmar é o seguinte:
1ª jornada 28/12 Rio Ave FC - Porto
2ª jornada 14/01 folga
3ª jornada 21/01 Académica - Rio Ave FC
4ª jornada 28/01 União Madeira - Rio Ave FC
5ª jornada 04/02 Rio Ave FC - Braga

  Devemos ou não apostas na prova? Há pelo menos 3 formas de encarar a coisa a meu ver: 
1- A económica
2- A desportiva
3- A gestão de plantel/futuro-

  A económica:
  Do ponto de vista económico pode não ser uma má operação, mas seria melhor se não tivéssemos uma equipa das ilhas no grupo. Recebemos o Porto e o Braga, que serão melhores casas do que se recebêssemos Académica e União. Também há a questão dos direitos de imagem que não sei se sofrem alteração.
  A passagem a próximas fazes, à luz do que se diz na comunicação social não trás grande retorno e há quem diga que só trás despesa. Deixo completamente ao critério da direcção que na época passada experienciou a situação.

  A desportiva:
  Do ponto de vista desportivo, não terá sido certamente o melhor grupo. Tem mais equipas que outros e duas equipas forte. Quando comparado com o grupo do Estoril parece nem há potes pré-definidos. 
  Depois podemos ser optimistas ou pessimistas em relação ao factor casa. Podemos dizer que tivemos o azar de jogar fora contra as equipas mais fracas que podem com isso equilibrar as contas enquanto em casa temos que recuperar contra equipas mais fortes. Se formos optimistas podemos dizer que em casa vamos ser um osso duro de roer contra os mais fortes e não vamos ceder pontos e ainda vamos ter a capacidade de ir fora vencer.
  Não será fácil repetir os feitos da época passada. O Grupo é mais difícil, com Porto e um Braga bem melhor em vez de um Paços de Ferreira desmoronado. Estamos sempre sujeitos ao sorteio da meia-final, mas a verdade é que temos um emblema a defender e temos que o defender bem.

  A gestão do plantel/futuro:
  Serão mais 4 encontros esta época, numa época em que tivemos mais 8 jogos da Liga Europa e ainda tivemos que jogar a qualificação para a fase de grupos da Taça da Liga. São 10 jogos a mais a somar a uma liga que tem mais 4 jornadas.
  O cansaço poderá levar-nos facilmente à teoria da rotação dos jogadores e o facto de querermos uma equipa forte para a segunda volta só vem ajudar à festa (ainda há o factor das lesões)
  Por outro lado o facto de termos jogadores jovens e a necessitar de competição pode ser até o factor único que promova o dar de oportunidades a esses elementos.
  Na minha opinião é isso mesmo que os responsáveis deviam promover. Devem aproveitar esta competição para dar minutos a outros jogadores, preparando-os para a segunda volta e dando tempo a jovens contra todo tipo de adversários preparando o futuro a longo prazo 

  A Taça da Liga dá pouco dinheiro. A Taça da Liga não dá nenhum lugar Europeu e com o calendário/plantel que temos o caminho aparentemente mais natural será o desinvestimento na competição.

Sem comentários: