Publicação em destaque

SE É RIOAVISTA OU VILACONDENSE.. PREENCHA ESTE QUESTIONÁRIO

Link do inquérito: https://forms.gle/fDcKA4DHSAqZSLkk8   Faz parte de um Plano de Markting para o Rio Ave FC que está a ser realizado por ...

03 dezembro 2014

Homem do Jogo e exibições da Palhaçada de Domingo

  Já o Mister dizia "é ingrato comentar este jogo" por isso vou cingir-me às exibições.
  Começando por Pedro Martins, tenho que dizer que não esteve muito bem. Para mim a troca de Ederson por Cássio, ainda que previamente conhecida, é uma machadada na grande exibição do jogador. Depois a entrada de Lionn pode não ter sido feita da melhor forma. Veio de lesão e o primeiro jogo foi em Kiev depois de estar no banco nos dois jogos da Taça e fez dois jogos em pouco tempo (a indisposição de Nuno Lopes trocou-lhe as voltas?)
  De resto o mister teve bem, ao lançar um avançado mais móvel, ao montar o meio campo possível e com qualidade e ao lançar Zeegeelar que deu muita ajuda a Tiago Pinto a proteger Tello ou Brahimi, acompanhado pelas subidas de Danilo. Prince parece-me melhor que Vilas Boas, mas enquanto o francês quiser cometer os erros de construção típicos de Vilas Boas vai ter muita dificuldade em entrar no 11.
  Nas intervenções pós jogo Pedro Martins "esteve mal". Se não falou neste jogo, não pode falar em mais nenhum! Contudo acredito que Pedro Martins queria poder dizer: "é muito ingrato comentar este jogo" e estar proibido de falar de arbitragens!

  Na equipa: 
Homem do Jogo: Ukra
Foi um dos melhores jogos que vi de Ukra frente a um "grande". Esteve muito activo, ganhou a linha e cruzou na passada, foi o melhor enquanto a equipa não pegou no jogo. Defensivamente o seu corredor esteve seguro. O único defeito que se lhe pode apontar é ter tirado cruzamentos altos para Esmael, onde Fabiano tem a vida facilitada. Falhou o Golo no final da primeira parte, o gesto técnico é mal escolhido, mas se Ukra marcasse aquele Golo estaríamos a falar de uma eficácia de 100%.

Na baliza Cássio salva a exibição pelas defesa que fez, mas para mim é o culpado pelo primeiro Golo. Demora a bater a bola, é apertado e depois queima Marcelo que se viu apertado por Oliver e Jackson. Também me parece mal batido nos remates de Tello e sobretudo Jackson e Danilo.
  Nas laterais Lionn durou enquanto teve pulmão e Tiago Pinto esteve perto de ser o melhor em campo.  

  No centro Marcelo e Prince estiveram muito bem defensivamente, mas falharam na construção. Estiveram sólidos e no Golo de Oliver é Lionn sem ritmo de jogo que se esquece de subir a linha de fora de jogo. A construir falharam os dois e tem que ser uma área trabalhada.
  O meio campo aguentou o que pode. Os amarelos até saíram tarde, mas quando quebraram o resultado foram 3 Golos, Todavia, foi um jogo interessante. Pedro Moreira é o melhor suplente de Tarantini, mas ainda não é igual.
  Nas linhas as exibições foram melhores à direita do que à esquerda. Zeegelaar esteve muito tempo desaparecido, provavelmente a tentar acertar marcações com Tiago Pinto, até porque Danilo entrou muito forte. Depois conseguiu aparecer no ataque e até sofreu um penalti.
  Esmael esteve bem no ataque e na defesa. Foi o tal apoio que a equipa precisava quando Diego estava muito recuado em missões defensivas e combinou muito bem com Ukra. Apareceu na área quando teve que aparecer, mas sozinho não é fácil ganhar a dois centrais. É um trabalho que será muitas vezes inglório, mas é o único no plantel capaz de o fazer. (quem o fazia antigamente era Braga).
  A entrada de Hassan seria para aproveitar o facto de estarmos por cima e mais perto da área adversária. Acredito que a ideia era colocar e bem um homem de área, mas a equipa viria a perder o fio de jogo que tinha com Esmael e depois veio a desgraça.
  A entrada de Del Valle coincidiu com o piorar do jogo colectivo. Del Valle nunca foi um bom suplente, principalmente quando é preciso resolver as coisas.
  Luís Gustavo entrou e o Porto marcou. Não quero culpar Luís Gustavo, pois não analisei o lance a fundo, mas Prince pode não ter tanta culpa se o Mister chegar á conclusão que lhe falhou a linha de passe (de qualquer das formas tinha que bater para longe). Luís Gustavo teve o azar de estar na pior fase da equipa e não há muito que se possa dizer da sua exibição.
  Acredito que a ideia de Pedro Martins era assumir o jogo com um homem de área, com uma ala mais desequilibrador e com um único pivot defensivo capaz de ser o tal volante brasileiro com capacidade de decidir porque lado vai a equipa, mas não resultou.

  Quebra física? Não alinho. Pedro Martins chama bem a atenção para o assunto porque estávamos em clara desvantagem e ela ia acontecer, mas não a podemos culpabilizar pelo resultado.
  Contudo não é só o corpo que tem que descansar. Para mim o problema foi a quebra psicológica que desconcentrou a equipa e lhe tirou a vontade. Reparem:
1-  A equipa sofre o primeiro Golo de falta mal vem do intervalo. (o plano de jogo estudada no balneário foi logo rasgado)
2- A equipa vê que o arbitro não marca dois penaltis. Que o Porto, para além de agredir (Brahini, Jackson, Casemiro depois) ainda pode jogar com a mão na bola.
3- Está por cima, faz asneiras e sofre o segundo. Recuperar dois Golos no Dragão? E com este árbitro?
4- Estão a tentar fazer o que podem e o adversário marco com um ressalto no calcanhar, provavelmente o Golo mais trengo da época.
5- Os jogadores ainda estão a tentar perceber como é que estão a perder 3-0 quando levam com mais.

  Que adepto é que não estava irritado ao primeiro ponto? Quem é que não queria partir tudo ao segundo ponto? Quem não queria virar costas ao terceiro? E os jogadores? Não são seres humanos? Não tèm sentimentos? 
  Um deles, Ukra, até nos trouxe um sentimento novo. Veio pedir desculpa aos adeptos!

Sem comentários: