Eu já esperava que pouco ou nada se pudesse fazer neste caso, mas é a passividade do Rio Ave que me incomoda. Eu e outros já chamamos a atenção para este problema/injustiça, mas acredito, infelizmente, que nenhum de nós chegará ás autoridades competentes e o que gostaria de ver era um Rio Ave inconformado com este caso, capaz de perceber que isto não é uma maneira justa de decidir quem é a melhor equipa. Gostava de ver um Rio Ave algo revoltado com a situação, com a vontade mudar as coisas para melhor e capaz de nos mostrar isso mesmo, até porque se passaram coisas muito anormais nesta última jornada:
1- O Sporting venceu pela margem mínima o seu adversário. Ambas as equipas já sabiam à partida que este resultado seria provavelmente favorável às duas equipas, já que o Rio Ave tinha que golear e por muitos o seu adversário.
2- O Sporting e o Anadia anteciparam a hora do jogo para o dia anterior. Isso é possível? Deve ser se não não o fariam, mas têm a certeza? Na última jornada, onde há coisas a decidir entre várias equipas, estas jogam a horas diferentes?
3- O Aeroporto Internacional da Madeira encerrou devido a ventos fortes no sábado e por isso os jovens não puderam viajar para o Porto. O jogo terá sido adiado. (Aqui parece não haver "coisas estranhas", mas fica a explicação do que aconteceu)
Por fim, o factor de desempate é ridiculamente injusto. Aqui está o tipo de coisa, que todos lêem, ou deviam ler e deixam passar. Mais tarde estas coisas acontecem e todos acham que não está bem feito. Isto é o nosso futebol e um exemplo de como está estruturado.
O factor de desempate é a diferença de Golos, segundo o Rio Ave. Podemos comparar Golos marcados e sofridos em séries diferentes? Com adversários diferentes? Isto faz algum sentido? Se assim é também podemos alegar que o Rio Ave tem tantos pontos como o 1º da Série Centro.
A mim parecem-me evidentes duas coisas:
1º Logo à partida resolvia o problema, se depois de 3 séries de 6 equipas, devíamos ter uma série final de 6 equipas com as 2 melhores de cada.
2º Nesta situação em caso de empate a 2 ou a 3 seria necessário fazer um desempate por confronto directo (a dois jogos casa/fora ou um jogo em campo neutro)
Não é aqui que vamos ganhar ou perder grande coisa, mas para estes rapazes, que se esforçaram nesta época, era nesta época que queriam ver o seu esforço recompensado.
De qualquer das formas estes miúdos conquistaram a minha admiração e esperança, já que um dia espero estar no Estádio dos Arcos a cantar os seus nomes.
Muitos parabéns para eles e para todos os que participaram no seu desenvolvimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário