Publicação em destaque

SE É RIOAVISTA OU VILACONDENSE.. PREENCHA ESTE QUESTIONÁRIO

Link do inquérito: https://forms.gle/fDcKA4DHSAqZSLkk8   Faz parte de um Plano de Markting para o Rio Ave FC que está a ser realizado por ...

23 setembro 2018

O Golo do St.ª Clara é irregular?

  Na minha opinião SIM!
  Não está aqui em causa a justiça do Golo de uma equipa que merecia ter marcado mais e podia ter conseguido uns 5.
  Está sim em causa algo que me inquieta desde a alteração da Lei 11 relativa ao fora de jogo, em que erradamente se construiu a teoria de que "tem que tocar na bola". Esta situação, associada à dificuldade de verificar um fora de jogo, levou a um laxismo dos árbitros auxiliares. Esta situação agravou-se com a teoria estapafúrdia de deixar seguir o lance para depois verificar no VAR se o Golo é bem ou mal assinalado. Desta última situação nascem faltas, cantos, lançamentos de linha lateral precedidos de fora de jogo e depois Golos resultantes destes.

  Vejamos o caso do Santa Clara. Vinicius joga a bola em "desespero" para evitar a acção de dois jogadores adversários que estavam em posição irregular. Quer-me parecer que algures nos três pontos assinalados abaixo se encontra na letra da lei a justificação desta minha opinião. Caso não se verifique, acredito que seja um ponto a rever.
  Este tipo de lance acontece por diversas vezes no jogo, em bolas paradas e também em bola corrida, quando um defesa intersecta um passe do adversário, mas sem garantir a posse de bola e, na segunda bola, esta volta à posse desse mesmo adversário (em jogo corrido ou reposição).
  Se um "defensor" tenta evitar que a bola chegue a um "atacante" que estava adiantado não estamos perante um fora de jogo? 
  Deve um "defensor" deixar passar a bola e fiar-se na fiabilidade do árbitro?
fonte: Leis de Jogo 2017/18 - IFAB - http://ligaportugal.pt/media/7669/leis-de-jogo-201718.pdf
fonte: vídeo resumo do VSPORTS

Sem comentários: