Publicação em destaque

SE É RIOAVISTA OU VILACONDENSE.. PREENCHA ESTE QUESTIONÁRIO

Link do inquérito: https://forms.gle/fDcKA4DHSAqZSLkk8   Faz parte de um Plano de Markting para o Rio Ave FC que está a ser realizado por ...

10 março 2021

1 Mês de MC Miguel Cardoso

    Passou 1 Mês e 7 jornadas desde o regresso de Miguel Cardoso ao Rio Ave. Ainda não fiz a correta digestão, mas penso que já consigo falar do tema.
 
    Declaração de Interesses: 
    1. Não sou apreciador da pessoa que Miguel Cardoso transmitiu na última passagem pelo Rio Ave. Reconheço-lhe grande mérito ao nível do treino e muita (demasiada) teimosia na gestão do jogo - a certa altura da última passagem concluí que MC estava mais preocupado em testar as suas ideias (ganhar com elas ou morrer com elas), potenciando-se a si, do que em potenciar o Rio Ave. Prova disso é que mal pode foi para um "Rio Ave" de França onde ganhava mais. O Rio Ave foi cobaia (tal como com Carvalhal). 
 
    2. Sou apreciador das qualidades que Pedro Cunha já demonstrou ao serviço do clube e merece, sem sombra de dúvida, uma oportunidade ao leme da Caravela principal da armada vilacondense (será que foi por estas "coisas" que José Gomes já deixou o barco?) - Se calhar até foi melhor assim, pois merece um projeto para ele e não um presente envenenado. Foi "giro de se ver" a quantidade de atletas que chegou no último dia e que o PC não teve ao dispor para mostrar os seus talentos - estão a render agora.
 
    Descontando o jogo frente ao Porto (não deu tempo de treino para fazer nada, só para desfazer o que estava feito) ficamos com:
6 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas;
7 Golos marcados (3 do Camacho - não era o Gabrielzinho que os marcaria) e 5 Golos sofridos;
2 jogos sem sofrer Golos e 1 vitória sem sofrer Golos;
4 jogos a sofrer golos
1 vitória com reviravolta
2 derrotas em que sofrendo primeiro não tivemos capacidade de resposta (1 muito condicionada pela expulsão)
 
    Largando a matemática, e olhando ao jogo jogado da equipa, temos que dizer que esta está melhor.
Está melhor do que com Mário Silva (15 jogos) e melhor do que com Pedro Cunha (5 jogos). Não sei é se alguma vitória de Miguel Cardoso é melhor ou mais consistente do que a vitória sobre o Portimonense com Pedro Cunha ao leme.
 
    Também podemos dizer que esta equipa está diferente daquela que MC deixou na 1.ª passagem, principalmente em Guimarães, mas o mister avisou que estava diferente - seja lá o que isso for. Todavia contra o Farense já vimos uma equipa muito igual à anterior, com exceção da adoção dos 5 defesas e 4 médios. MC controlador já tínhamos visto. MC pragmático começa a aparecer agora.
 
    Por fim temos que destacar uma enorme melhoria na segurança do passe e na troca de bola - lá está,  reconhecido mérito ao nível do treino - e isso trouxe uma aparente maior segurança defensiva. Na minha opinião apenas somos apanhados menos vezes a correr para trás todos desequilibrados porque alguém perdeu a bola.
 
    Para já não está a funcionar mal. Temos nesta segunda volta mais 3 pontos do que na primeira, mas nessa batemos o Moreirense, por isso o mister já sabe... Os jogos seguintes não nos trouxeram grandes números na primeira volta e é aqui que a diferença pode ser feita, tanto para Mário Silva, como para a luta pela permanência. 4 Vitórias frente a Moreirense, Belenenses, Gil Vicente e Boavista estão ao nosso alcance e significariam mais 7 do que na primeira volta e 37 pontos. Manutenção praticamente garantida e... se o Vitória deixar... quem sabe!
 
    Nota final: Meshino - Pode haver muitas justificações, mas era o nosso 3 jogador mais influente no ataque e com poucos minutos de utilização. Passou para nenhuns. Situação a rever!
 

Sem comentários: