Publicação em destaque

SE É RIOAVISTA OU VILACONDENSE.. PREENCHA ESTE QUESTIONÁRIO

Link do inquérito: https://forms.gle/fDcKA4DHSAqZSLkk8   Faz parte de um Plano de Markting para o Rio Ave FC que está a ser realizado por ...

27 março 2014

Braga 0 - 0 Rio Ave - Missão cumprida - Ao Poste!

  Nuno tinha a missão de não sofrer nenhum Golo e cumpriu. Tendo em conta que ficamos a jogar com menos um, a missão tem mais valor e era difícil pedir um Golo fora.
  Contudo fiquei triste com a exibição, ou melhor, com a abordagem do jogo. O Rio Ave jogou bem e cumpriu tudo, o Braga não rematou à baliza, mas gostava de nos ter visto mais afoitos. Penso que não passamos a melhor imagem e o que terá ficado do jogo foi um Rio Ave inferior ao Braga, Ainda há um segundo jogo e uma eliminatória a duas mãos tem que ser pensada com essa consciência, mas vamos jogar em  casa sem poder sofrer Golos novamente. Teremos um Rio Ave igual?
  Neste jogo Nuno lançou:

  Diego Lopes substituído por Hassan aos minutos
  Braga substituído por Pedro Santos aos minutos
  Ukra substituído por Tiago Pinto aos minutos

  O Rio Ave jogou sem um verdadeiro avançado e há quem atribua isso ao facto de Hassan vir de lesão, mas eu não compro essa. Hassan não estava em perfeitas condições para entrar de inicio, mas serviu para jogar com 10? Eu não gosto de ver uma equipa jogar sem um jogador capaz de se mexer na área, a não ser que falemos de executantes como os do Barça. Braga permitia mobilidade juntamente com Diego, Rúben e Ukra, mas houve, a meu ver, um grande abandono da área e no final uma estranha incapacidade de manter a posse de bola.
  Quanto ao resto vi um Rio Ave forte a defender, muito bem colocado em campo e com apenas um erro em lance corrido, o cruzamento de Micael para o remate falhado de Rusesco. Falha da ala esquerda ao se recolocar no terreno, o que abriu um grande buraco.
  Nas exibições individuais destaca-se de novo Marcelo (há palavras?), bem acompanhado por Filipe Augusto (brilhante na segunda parte a segurar a bola) e Edimar (muita velocidade e muitas antecipações). Braga também esteve muito bem no papel que lhe foi pedido. Penso que o falhanço da táctica não passou por dele.
  Não mal, mas no pior lado estiveram Lionn que na primeira parte permitiu muito a Joaozinho e Pardo (eram 2 é verdade), Diego Lopes (está, e bem, no segundo lance mais perigoso, mas pouco mais fez) e Rúben pela expulsão da qual falarei mais a baixo (é justa mas torna-se injusta)


  AO POSTE! E podia ter sobrado para Hassan
  Se formos frios na análise (ponham-se no lugar dos braguistas) vemos um Rio Ave inferior, mas muito competente a defender.
  Quando vemos este resumo, vemos que o Braga tem mais lances perigosos e o Rio Ave o lance mais flagrante. Ederson apanhou muitos sustos, mas teve pouco trabalho entre postes (aquelas saídas assustam). Se as bolas do Braga vão à baliza eram para Golo.
  Nuno esteve muito bem nas substituições: Hassan para segurar a bola e ganhar altura, Pedro Santos para render o cansado Braga e Tiago Pinto para fazer o mesmo com Ukra e reforçar o lado esquerdo do Rio Ave, pois o Braga estava a crescer pela direita.

As expulsões:
  Tendo em conta a Taça da Liga e a sexta feira a arbitragem até foi boa. Xistra até avalia bem a não mão de Rodriguez, mas no capitulo disciplinar esteve mal, muito mal. 
  Rúben é bem expulso num critério em que o arbitro protege a integridade física do jogador. Rúben tem uma entrada dura sobre Baiano onde recupera a bola, mas que não deixa de ser dura. Depois vê amarelo por entrada fora de tempo e por trás sobre Alan penso eu. No final volta a entrar fora de tempo e mostra que não aprendeu nada. Xistra opta por expulsar e seria aceitável se o árbitro não estragasse tudo.
  Xistra deixa escapar um amarelo claro que podia ser expulsão a Piqueti por pisar o joelho de Rodriguez (tenho poucas dúvidas que com imagens havia pelo menos amarelo). 
  Depois Xistra vai perdoando pés em riste, por exemplo (e a integridade física?)
  Por fim não expulsa Joãozinho quando agride Pedro Santos depois de ter expulsado Rúben. Ainda amarela Pedro Santos que nada fez, recebe o mesmo tratamento que o jogador que lhe dá palmadas nas pernas e um cabeçada no nariz.
  Xistra não quis dar relevância à arbitragem tentando não prejudicar ninguém, mas quando falhou, falhou contra o Rio Ave (não sendo lances de fácil análise). Porquê? Porque prejudicar o Rio Ave não tem as repercussões que prejudicar outro clube qualquer. Estão mais descansados.
  O que diria o Braga caso todos estes erros tivessem sido ao contrário?
  Estranha-me só, que sendo o Rio Ave a equipa mais "amiga" dos árbitros, seja também uma das ou a equipa mais desfavorecida.

2 comentários:

Emanuel Gavina disse...

Em primeiro lugar queria falar sobre os adeptos do Rio Ave que se deslocaram ao estádio do Braga.
Foi incrível ver tanta gente como não se via a algum tempo fora de portas. Que eu me lembre última vez foi na subida à 1ª Divisão em Santa Maria da Feira...
Está bem, foi à "borlix" mas estivemos lá a apoiar do princípio ao fim e "abafamos" os bracarenses.
Senti aquela emoção por ver todos a cantar e a puxar pelo nosso Rio Ave.
Só tenho um contra: A nossa claque não precisa de provocar as outras claques. A "guerra" é com o nosso clube e assim evitam-se problemas desnecessários. Mas é "tradição"...
Sobre o jogo:
Começamos sem 1ª referência na área e isso nutou-se, e muito... O nosso Braga bem podia jogar numa ala. Nuno tardou em retirar o Rúben, esteve muito mal na 1ª parte a perder bolas, não o fez e o Rio Ave pagou caro por isso. Fomos GUERREIROS na 2ª parte e no fim estivemos tão perto do golo... Acaba por ser justo o empate, o Braga já não é "aquela" equipa e temos todas as condições para estarmos no JAMOR.

Anónimo disse...

Plenamente de acordo com o Sr. Emanuel: ORGULHO IMENSO NOS POUCOS MAS VERDADEIROS ADEPTOS DO RIO AVE! Ainda mais de acordo na crítica às provocações: revejo-me no apoio, nunca em provocações.

NM