Publicação em destaque

SE É RIOAVISTA OU VILACONDENSE.. PREENCHA ESTE QUESTIONÁRIO

Link do inquérito: https://forms.gle/fDcKA4DHSAqZSLkk8   Faz parte de um Plano de Markting para o Rio Ave FC que está a ser realizado por ...

19 novembro 2014

Monte foi à seleção mas passou a semana em branco

  Já queria trazer o tema Nelson Monte desde o primeiro jogo com o Chaves, mas não houve folga para introduzir o tema.
  Primeiro queira falar do facto de Monte ter jogado fora de posição frente ao Claves e Coimbrões. Em ambos os jogos, o suposto central, jogou a lateral direito e o mesmo já tinha acontecido na época passada frente ao Olhanense se não estou em erro.
  A mim, à primeira vista, pareceu-me que não é a melhor solução para o jogador, mas depois lembrei-me de Marcelo. Quando o central brasileiro chegou não tinha espaço no Rio Ave e foi emprestado ao Leixões onde passou de central a trinco e o próprio já reconheceu que isso fez bem ao seu jogo. Marcelo também já jogou algumas vezes a lateral. Isto fez-me reflectir e pensar que talvez estas experiências diferentes promovam um evoluir do central português. No futuro ele saberá compreender melhor a posição e função de um lateral e talvez consiga articular melhor a parceria central/lateral.
  Na altura o Rio Ave tinha um problema no meio campo e lembro-me, dos júniores, que Monte não tinha maus pés, é um atleta com boa estatura, alguma velocidade e por isso, pensando no caso Marcelo novamente, talvez pudesse também jogar a trinco. Acredito que também ia fazer  bem ao seu jogo.
  Quanto à seleção, parece que Monte está perto de ter um lugar garantido no Mundial de sub-20, mas para já será suplente e talvez o 4º central. Esta segunda-feira, Portugal defrontou a Inglaterra e o resultado foi um empate num jogo onde Monte não saiu do banco. Aliás o mister Hélio Sousa não mexeu na defesa. É sempre bom ter jogadores nas seleções, mas a verdade é que Monte "faltou" aos treinos com  a equipa do Rio Ave e talvez tenha perdido uma oportunidade de jogar contra o Chaves. para depois não sair do banco.
  Um dos motivos que levou Nelson a não jogar terá sido a aposta na defesa que fez o europeu de sub-19. Contudo outro motivo que não abona nada a favor de Monte são os poucos jogos. Um dos centrais titulares conta com 7 jogos pelo Benfica B e o outro com 4 jogos pelo Sporting B (com mais actividade recentemente), contra 2 jogos nas Taças de Nelson Monte. A mim parece-me que a pouca utilização de Monte pode ser prejudicial para a sua participação no Mundial e certo será que, com mais jogos Monte teria outros argumentos a apresentar.

  Todavia se a pouca participação de Monte é um problema, a nenhuma participação de Silvério no CNS ao serviço do Famalicão parece-me um problema ainda maior. É com estranheza que vejo a não afirmação de Silvério, mas compreendo que o centro da defesa não é propriamente um sitio onde se ande a rodar jogadores. Contudo se Daniel Ramos me permitir o atrevimento: com as derrotas recentes talvez esteja na hora de mudar alguma coisa.
  É sabido que nesta idade o importante é jogar e por isso tenho que deixar aqui a minha preocupação com os casos de Monte e Silvério, até porque ainda está bem atravessado na garganta o não aproveitar de outros ex-juniores do Rio Ave.
  Desses ex-juniores tenho que destacar principalmente dois nomes:
Baldaia super titular a lateral direito no Gondomar desde que chegou na época passada com 44 jogos (equipa que teve melhores resultados na época passada do que nesta)
Kiki, ex-médio que se chegou a estrear com Nuno à duas épocas, super titular a lateral esquerdo do Atlético CP onde conta com 28 jogos desde que chegou ao Clube depois de uma experiência em Inglaterra. (o atleta também esteve num Torneio de Toulon)

Sem comentários: