Kayembe foi contratado há algum tempo, mas eu quis dar mais uns dias para ver o desenrolar de algumas situações (em que posição ia jogar, por exemplo). A verdade é que os dias seguintes desfizeram o que não fazia sentido.
Continuam a anunciar extremos nos jornais todos os dias. Kayembe é mais um e a exigência do Rio Ave não nos permite andar a formar jogadores alheios.
Entretanto a grande surpresa foi o nome de Edimar. A confirmar-se ficaríamos com Edimar e Marvin adaptado (mais rotinado que Kayembe) e ainda Pedrinho o que parece soltar o jovem belga para outras funções.
Por todas estas varáveis posso pecar por falar cedo demais. Ainda assim permitam-me esta reflexão muito rápida.
Kayembe VS Rafa (Luís Rafael Soares Alves)
Porquê Rafa
Porque também pertence aos quadros do Porto.
Quem é Rafa?
É um lateral esquerdo português com 20 anos, com 47 jogos realizados pela equipa B do Porto (36) na última época e um titularíssimo da Seleção nacional nos escalões por onde passa. (foi o titular no último mundial de sub-20 na Nova Zelândia)
Penso que não será necessário dizer mais nada. Em defesa do Rio Ave apenas podem entrar estas questões:
Como parece ser verdade estão em busca de uma solução de raiz.
Rafa ou o Porto negaram o empréstimo do jovem Português.
Se um lateral de qualidade aceitável não aparecer e se o nome de Rafa não esteve em cima da mesa, então estamos perante um erro muito grave do Rio Ave.
Quanto a Kayembé
Estamos na presença de um bom talento Belga, talvez sem a qualidade que o Porto esperaria encontrar, mas que até se podia afirmar no Rio Ave num prazo de 2/3 anos. Infelizmente para já encontra-se cedido por uma temporada.
Kayembe foi formado no F.C. Brussels e transitou depois para os sub-19 do Standard Liège.
Mais tarde, com 18 anos foi emprestado pelo Standard ao Brussels, onde jogou na 2ª Divisão e ajudou a evitar a despromoção da equipa.
Aos 19 anos transferiu-se no último dia do mercado para o Porto, para reforçar a equipa B. Um negócio que rondou "por 85% do passe... 2,615 milhões de euros", apesar de no inicio ter sido anuncia do a custo zero. Nessa época fez 26 jogos nos Bês e marcou 2 Golos e 1 jogo pela equipa A.
Na época seguinte após 20 jogos nos Bês e 1 Golo, foi emprestado no mercado de Janeiro ao Arouca onde cumpriu 15 jogos e contribuiu para a manutenção do maior carrasco do Rio Ave (6 pontos perdidos). Lá também apontou 1 Golo.
Aos 21 anos (cumpre-os amanhã) chega ao Rio Ave para disputar o lugar com Marvin, Pedro Pulo, Kizito e Yazade (embora o último talvez rendesse mais no centro do ataque). Ainda há a hipótese de ter que competir com Heldon ou Nuno Santos.
Para além destes pergaminhos, o jovem belga ainda conta com algumas internacionalizações.
Espero que com 6 soluções para os extremos esse sector fique fechado.
Sem comentários:
Enviar um comentário