Mas que estrada em falso... Felizmente ainda entramos com o pé esquerdo, de Meshino!
É impressão minha ou os 3 Golos que marcamos foram apontados com o pé esquerdo?
Entramos mal, com Pedro Amaral em campo (tem que melhorar muito - ainda mais se for confirmada a saída de Matheus Reis) e Nelson Monte na direita.
Pedro Amaral foi a maior desilusão da época passada. Só está a funcionar no último terço ofensivo, o que para um defesa não é lá grande coisa. E o pior é que demonstra muita dificuldade em transitar ofensivamente para essa área do terreno. Observe-se quantos passes faz para trás e quantas vezes evita invadir pelo corredor. Tem falta de confiança (receio da transição defensiva) ou não sabe mais. Defensivamente também parece ser facilmente batido em diversas ocasiões. Enfim... um lateral formado no Benfica que, talvez, por falta de competitividade da formação, não teve que aprender a defender.
Por outro lado, literalmente, com Nelson Monte perdemos no outro corredor. Já não sou fã dessa adaptação, mas se for para potenciar um dos laterais e ganhar capacidade defensiva, até aceito. O problema é que com Amaral entupido, e Nelson Monte sem grande capacidade para atacar em espaços reduzidos, perde a equipa. Perdemos demasiada largura e alguma profundidade, o jogo afunila e o adversário só tem que se preocupar com o corredor central.
Costinha devia ter jogado na direita e Monte devia ter sido utilizado para poupar um central (ou os dois).
Penso que foi por aqui que demos os 45 minutos de vantagem ao adversário.
Também me pareceu que a dupla Jambor/Tarantini entrou desregulada. Acho que a dinâmica final foi melhor do que a inicial. Tarantini joga melhor á frente do que Jambor (vejam-se aquelas aparições na área - não há paralelo no plantel) e Jambor tem mais recursos para construir atrás do que Tarantini. Na 1.ª parte pareceu-me que queriam fazer o contrário.
Na frente Gelson Dala, esse mágico jogador, terá sempre mais dificuldades em enfrentar sozinho uma defesa em bloco baixo. Como jogador mais associativo agradece a existência de um parceiro. Se jogar a 9 pede um 10 mais perto dele. Com dois avançados já vimos nas épocas passadas os estragos que pode fazer.
A solução Diego / Piazon / Mané funcionou melhor do que solução Mané / Geraldes / Piazon apresentada na Bósnia, ainda que Diego tenha sido algo irregular e Mané tenha ficado demasiadas vezes sozinho no corredor.
Gabriel Santos entrou à Gabrielzinho (o homem só rende na esquerda em contra-ataque, por isso nestes casos deve ir para a direita), Geraldes entrou muito errático (quer fazer tudo) e Bruno Moreira é um homem de área. Joga bem de costas para a baliza e quanto a Golos, tem que ser bem servido.
Meshino foi o que entrou melhor, até porque marcou. Tem perfume, mas é preciso ver mais. Ainda assim, neste jogo, contra adversários a jogar com bloco baixo, Meshino tem que entrar antes de Gabriel, principalmente na esquerda.
Venha de lá o Vitória SC. Pois é, a luta pela Europa vai já aquecer. Vitória SC, Famalicão e Benfica.
Quero fazer Bingo, mas uma Linha (e meia) já não era má.
Sem comentários:
Enviar um comentário