Publicação em destaque

SE É RIOAVISTA OU VILACONDENSE.. PREENCHA ESTE QUESTIONÁRIO

Link do inquérito: https://forms.gle/fDcKA4DHSAqZSLkk8   Faz parte de um Plano de Markting para o Rio Ave FC que está a ser realizado por ...

14 dezembro 2020

Rio Ave 2 x 1 Famalicão - Estamos melhor?

    E seguimos em frente na Taça de Portugal.
    Já não batíamos uma equipa do nosso escalão na Taça de Portugal desde a época 2017/18, quando batemos o Benfica e falhamos a meia final ao perder com o vencedor (e extinto) Desportivo das Aves.     Na última época fomos batidos pelo Benfica e na anterior fomos batidos pelo Sporting, isto depois de defrontar equipas da Distrital e Campeonato de Portugal.
 
    Mas vamos ao que interessa: Estamos melhor?
    Estamos, sem dúvida!
    Já não sofremos e já marcamos.
    E isso já é muito importante para atrair vitórias coladas a um bom futebol. A única equipa que vi nos últimos anos a jogar bem sem ganhar foi o Estoril de Ivo Vieira (que acabou mesmo por descer).
 
    Estamos bem como estávamos habituados?
    Não, sem dúvida!
    Mas a boa notícia é que estamos melhor. No jogo com o Boavista fomos melhores e não comprometemos defensivamente e contra o Famalicão o mesmo também se verificou. Nos dois jogos só vacilamos em transições rápidas e esse é o ponto mais frágil de todas as equipas que querem jogar bom futebol (e não estão fechadinhas). Na parte defensiva parece haver melhorias.
fonte: canal YouTube da FPF
     
    Neste jogo fomos capazes de marcar com Mané, Dala, Amaral e Diego Lopes. E ainda falhamos dois golos cantados: o primeiro na melhor jogada de futebol associativo dos últimos jogos (o passe para Dala saiu um tudo nada para trás) e um segundo num contra-ataque desperdiçado por Geraldes (acusou a pressão).
    Contra o Boavista também podíamos ter vencido, houve oportunidades para tal, mas a bola não entrou.
 
    A nota artística está baixa, até porque ainda falta consistência. O último jogo foi um duelo de gelatinas. Duas equipas capazes de boas coisas, mas com pouca capacidade de o repetir em cada posse de bola. O Rio Ave ainda vive de rasgos e não vejo grandes rotinas e campo. Ainda há muitos erros na posse de bola, tanto na 1.ª fase de construção (ai ai Toni) como no último terço ofensivo, onde cada um parece ter uma ideia diferente de como chegar à baliza.
    O capítulo do passe tem que ser aprimorado e a intensidade tem que subir durante todo o jogo. Aquela recuperação de Amaral tem que ser uma referência.
 
    Venham os próximos jogos porque ainda há muitas dúvidas para tirar.
 
 
    Nota para os dois cruzamentos de deram Golo.
    - Mané na direita tem isto, mais longe do remate à baliza, mas mais perto de uma assistência genial. A movimentação de Dala, o sítio onde a bola é colocada e o cabeceamento final são de antologia. Podia ficar a ver aquele Golo o dia todo.
    - É um grande desarme de Amaral, um cruzamento muito bom (isto ele sabe fazer muito bem - foi a primeira coisa que ficou na retina da primeira pré-temporada que fez) e mais uma boa movimentação de Dala. Dala o cabeceador? Tivemos azar no poste, mas sorte em Diego.
 
    Amaral parece ter mais qualidades e menos "fantasmas" quando está no último terço ofensivo. Acho que seria um ala interessante.
    Penso o mesmo de Coentrão, com a idade que tem e a propensão para lesões.     Seria um excelente ala, capaz de jogar por dentro (diferente de Gabi).
    Logo, não temos lateral esquerdo - É favor despachar o Reis e arranjar um lateral (Tiago Pinto) e/ou ver de entre Nuno Namora e Gabi quem pode subir à equipa.

Sem comentários: