Publicação em destaque

SE É RIOAVISTA OU VILACONDENSE.. PREENCHA ESTE QUESTIONÁRIO

Link do inquérito: https://forms.gle/fDcKA4DHSAqZSLkk8   Faz parte de um Plano de Markting para o Rio Ave FC que está a ser realizado por ...

04 fevereiro 2014

O meu comentário aos "estrangeiros" na formação do Rio Ave - Parte 4

  Este será em principio o último texto sobre a reflexão que aqui fiz.
  Queria assim abordar topo da pirâmide:
  Ainda não sabemos bem qual é o papel de NES na formação (são poucos anos), mas convém perceber que o treinador da equipa sénior tem muita influência no futuro do produto da formação. Nuno no passado já apostou em Diego e Filipe Augusto, hoje em dia tem apostado em Ederson, também houve Atsu e Kelvin por isso parece-me que Nuno aposta em jovens desde que lhes reconheça potencial. Mais reforçada fica a questão por ter colocado Kiki em campo por uma ocasião. (também Rafa, mas isso pareceu-me claramente outra coisa)
  
  No que toca à organização, a equipa B teria sido um grande avanço, mas os elevados custos, principalmente em contratos que teriam que ser profissionais, foram um entrave grande e a verdade é que temos que aceitar isso. Não nadamos em dinheiro, não temos uma massa adepta que, com assistência nos estádios, seja capaz de manter uma equipa e os patrocínios são magros no mundo do futebol actualmente.
  O Rio Ave tenta assim rodar os seus atletas em equipas de escalões inferiores. Isso tem os devidos defeitos: risco de pouca utilização e uso de processos e estilos de jogo diferentes. Desde que os jogadores joguem a aposta é ganha. Por exemplo Baldaia, no Gondomar, conseguiu a titularidade mas era frequentemente substituído. Na segunda metade passou a fazer os 90min jogo atrás jogo (muitos amarelos)
  No passado existiu uma ideia interessante da qual o Rio Ave não fez parte. No passado existiu um campeonato de reservas. Penso que esse tema devia voltar à mesa. As equipas poderiam equacionar juntar-se e criar um campeonato. Difícil? Provavelmente

  A direcção e directores responsabilizados por esta matéria têm no final de contas a palavra maior no meio disto tudo.
  O caminho, em teoria, está a ser bom, estamos enquadrados no grupo de 8 melhores equipas de Portugal. Estamos nos principais escalões e quem vê os jogos vê um futebol interessante e alguns jogadores de qualidade. Mas nos seniores ainda não há ninguém da nossa formação e mais cedo lá chega quem vem formado pelos outros.
  Recentemente vimos dois jovens assinar contrato profissional, mas não posso deixar de criticar o Rio Ave nestes processos. Terão sido os únicos até agora a assinar contrato profissional? A verdade é que me pareceu um pouco de marketing também. 
  Por exemplo, isto o que é?  O que disse o Rio Ave disto? Por falar em ganeses, o que é feito de Lord? É que se tivesse jogado mal não tinha deixado saudades, mas não foi o caso.

  Por fim queria dizer que:
Sei que não tenho a influencia que gostaria de ter e que não é por eu deixar aqui um repto que irei ter uma resposta, mas mais uma vez queria deixar aqui a minha inquietação sobre uma das coisas que mais me aborrece no Rio Ave.
  Afinal quem é que é jogador do Rio Ave?
  Quem é que está cá emprestado?
  Quem é que nós emprestamos?
  Com quem podemos contar para a próxima época?
  Estas perguntas mal respondidas levam-me a mim e não só a pensar num lado obscuro no Rio Ave (não necessariamente negativo). Os resultados aparecem, é verdade, mas para quem se preocupa com o Rio Ave de amanhã precisa de mais...
  Já aqui referi várias vezes os nomes de ex-juniores, como Lord, Baldaia, Mansilha, Paulo Jorge, Nini, (dos médios fomos informados), Bahia., Igor, outros como Tiago Silva, Feliz, Mendes e mais haveria.
  Recentemente saíram do Rio Ave Wakaso (emprestado) e Meneses (na liga está como transferência nacional) e nada nos foi dito. Emprestados? Vendidos? Contratos rescindidos? Esmael deixou o Apoel do Chipre e rumou à Grécia para jogar no Veria onde até já marcou. 
  No inicio da época o Rio Ave informou-nos dos casos de Soares, para o Arouca, e Esmael, para o Apoel, mas agora nada nos disseram sobre Esmael e dos restantes nomes acima encapelados também não. Não são jogadores do Rio Ave?
  Penso que o Rio Ave e os adeptos do Rio Ave merecem mais do que terem que andar a vasculhar sites como o zerozero à procura de informação sobre o seu clube.

Sem comentários: